Biblioteca Apostólica Vaticana on-line

 

Com mais de 1,6 milhão de volumes impressos, a biblioteca teve apoio da HP para colocar todo seu conteúdo histórico on-line. É possível visualizar, por exemplo, documentos impressos antes de 1501, que antes eram restritos a poucos privilegiados.

 

http://bav.vatican.va/it/v_home_bav/home_bav.shtml

 

 

A Hewlett-Packard (HP) recebeu a missão do papa João Paulo 2º de prover acesso on-line à Biblioteca Apostólica Vaticana  ao público, que terá também imagens de manuscritos que eram até então apenas acessíveis a estudiosos. Como parte de seu programa de filantropia, a HP forneceu toda a infra-estrutura tecnológica para ajudar o Vaticano a incluir a Biblioteca Apostólica no site já existente, além de prover acesso mais rápido ao site da biblioteca e facilitar a navegação na base de dados bibliográficos.

 

Fundada pelo Papa Nicholas 5º (1447-1455), a Biblioteca Apostólica Vaticana tem 1,6 milhão de volumes impressos, especializados em paleografia, história, história da arte, literatura clássica e lingüística. Também contém 8.300 incunábulos (livros impressos antes de 1501, dos quais 65 foram impressos em pele de bezerro), 150 mil manuscritos e registros, 300 mil moedas e medalhas e mais de 100 mil impressos.

 

Em Novembro do ano passado, o Vaticano assumiu um compromisso da Igreja Católica com as formas modernas de comunicação social, quando publicou um documento oficial na Web pela primeira vez. Especificamente, cópias da exortação apostólica "Ecclesia in Oceania" (A Igreja na Oceania), que costumam ser entregues pessoalmente pelo papa - foram enviadas por e-mail para as dioceses na região.