CONVERSAS HISTÓRICAS: ACTUALIDADE E ANTECEDENTES

 

 

O Curso de História da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa, Campo Grande, 376 ) iniciou um ciclo de "Conversas Históricas: Actualidade e Antecedentes" com o 1º evento comemorando no dia 28 de Outubro: "80 Anos - Marcha sobre Roma - A implantação do Fascismo". Foi um grande sucesso em termos da participação dos alunos e docentes de vários cursos. Na continuidade, realizou-se o 2º evento no dia 11 de Novembro com Prof. Doutor Manuel Duarte Oliveira a apresentar o “Conflito Israelo-Palestino”.

 

O objectivo do projecto não é fomentar polémicas, mas convencer o público "não-historiador" que HISTÓRIA tem um papel  essencial na compreensão do Presente e para encontrar soluções "adequadas" para o Futuro. Como todos sabemos, na conjuntura política e económica em que vivemos, a HISTÓRIA tem sido muito mal contada!

 

O projecto avança com o 3º evento marcado para o dia 25 de Novembro às 18.30 horas

 

DRUMMOND – POETA LUSÓFONO

 

Programa:

18h30m - Inauguração da exposição (Sala B 0 1)

18h45m - Recital de Luiza Sawaya e Alexandra Torrens (Sala B 0 1)

19h15m - Mesa redonda ( Palestras:Prof. Vânia Chaves + Prof. Selma Calasans Rodrigues; Apresentação:  Dra. Maria Adelina Amorim)- Auditório Principal

21h - Encerramento da sessão

 

A exposição manter-se-á aberta ao público até ao dia 7 de Dezembro. Os alunos do Curso de História colaborarão com a sua presença escalonada durante todo o tempo em que decorrer a mostra sobre Carlos Drummond de Andrade.

Durante o decurso da mesma conta-se com a apresentação de vídeos sobre o poeta que poderão transformar-se em sessões comentadas (nomeadamente pela autora do vídeo da RTP).

 

 

Tentaremos com vossa colaboração dar continuidade ao projecto  de 2 a 3 semanas. Agradecemos antecipadamente a sua participação, e pedimos o favor de transmitir a informação e convite para os seus amigos e contactos que tenham interesse.

 

Teotónio R. de Souza

Director, Curso de História