No próximo dia 7.6.2001 será lançada uma colecção intitulada Temas de História de Portugal, ed.  Livros Horizonte; Livraria Bulhosa às 18 H.

 

O objecto é fornecer sínteses actualizadas dos temas mais relevantes da nossa história política, para alunos e professores.

 

O primeiro volume  : António Costa Pinto, Fim do Império - as cenas internacionais 1961-1975.

O segundo : Jean F. Shaub, Portugal na monarquia Hispânica.

        

        Na sequência de outras iniciativas passadas da editora Livros Horizonte, que marcaram a historiografia portuguesa, a colecção Temas de História de Portugal propõe-se colocar à disposição dos leitores interessados textos sintéticos, mas actualizados sobre grandes temas da História de Portugal.

            Com efeito, a historiografia portuguesa registou um enorme impulso e renovação no último quarto de século. Modificaram-se as perspectivas dominantes sobre muitos temas clássicos, ao mesmo tempo que novos problemas e matérias passaram a constar da agenda dos historiadores. Apesar das muitas iniciativas editoriais dos últimos anos, continua a ser geralmente difícil dispor de textos que de forma sistemática e didáctica dêem a conhecer os pontos de vista recentes, por vezes contrapostos, sobre as grandes questões da História do nosso país. Esta colecção procura preencher essa lacuna, colocando à disposição do público textos claros, apoiados  em bibliografias actualizadas, sobre as questões relevantes da historiografia. Com esse objectivo, os coordenadores seleccionaram os temas gerais que reputaram especialmente importantes e convidaram reconhecidos especialistas para sobre eles escreverem.

         Pretende-se, desta forma, que a legibilidade não prejudique o rigor no tratamento dos diferentes tópicos. Procura-se, atingir um público estudantil, mas também outros leitores, incluindo os especialistas e outros interessados na história portuguesa.

 

ISABEL CLUNY

NUNO GONÇALO F. MONTEIRO